AS BELAS PRAIAS DE PALHOÇA
PRAIA DO SONHO - é o local ideal para quem busca tranquilidade e um contato mais próximo com a natureza. A praia é uma continuação da praia norte da Ponta do Papagaio. Com águas cristalinas e calma, ideal para a pesca. É a única praia com duas frentes para o mar (norte e leste), com opção de banhos em águas calmas e mar agitado.
Da praia é possível avistar a Ilha de Palhoça e o Farol dos Naufragados, além da Ilha de Araçatuba, onde situa-se a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição e as Ilhas Três Irmãs. Para fazer um passeio até as ilhas, é possível alugar barcos de pescadores da região.
PONTA DE PAPAGAIO - Localizada entre a praia da Pinheira, ao sul e a Praia do Sonho, ao norte. A Ponta do Papagaio, com suas belezas naturais, águas límpidas, tranquilas e sem poluição, é uma excelente opção para quem procura sossego e um contato mais próximo à natureza. É formada por duas praias, uma de cada lado da península. A praia ao sul tem uma larga faixa de areia, águas limpas e esverdeadas. A do lado norte por estar numa baía mais fechada apresenta águas mais tranquilas.
A Ponta do Papagaio é composta de 2 ilhas:
A Ilha do Papagaio Maior que na verdade não é mais uma ilha, pois a menos de um século uniu-se ao continente pela península que forma a Praia Ponta do Papagaio. A ‘ilha’ tem uma trilha que a circunda onde tem-se uma vista privilegiada da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, situada na Ilhota de Araçatuba.
A Ilha do Papagaio Menor possui 142 mil m2 de natureza privilegiada, sendo que cerca de 80% de sua área total são cobertos pela Mata Atlântica. A ilha possui uma luxuosa pousada que recebe turistas do país inteiro. Ao fim da praia da Ponta do Papagaio há barcos que fazem a travessia até a ilha.
Na localidade desenvolve-se a criação de mariscos, sendo considerada uma das melhores do país.
PRAIA DA PINHEIRA - é uma das praias mais frequentadas . Com águas limpas e tranquilas, é ideal para aqueles que não apreciam mar agitado e para crianças.. O vilarejo apresenta ainda várias características açorianas, com dezenas de barcos de pescadores em praticamente toda sua extensão . É dividida em três praias: Praia de Baixo e Praia de Cima, situadas em oposição uma a outra. Ambas são excelentes para o banho e oferecem um comércio diversificado.
A Praia de Baixo é a maior delas, formada por uma enseada com 7km de extensão e onde está localizada a vila de pescadores . Com águas calmas e limpas é ótima para banho, caminhada e a prática de esportes aquáticos. No verão, realizam-se em suas areias shows e campeonatos esportivos, logo em seguida a e a Praia do Meio (Mar Aberto) com ondas e localiza-se bem ao centro da enseada, própria para esporte aquático como surf, stand up wave, kate surf e caiaque.
A Praia de Cima com águas limpas, é uma das poucas praias do município que abriga os banhistas do vento sul pela sua posição geográfica. Situada entre dois pequenos morros, é uma praia de pequena extensão, porém de rara beleza. Dela é possível avistar a praia de Naufragados, em Palhoça, as Ilhas Três Irmãs e a Praia de Baixo. No lado sul da praia, há uma trilha que leva a um aglomerado de rochas que avançam sobre o mar. As ondas que quebram no local formam pequenas banheiras de água cristalina.
Guarda do Embaú - a localidade é uma pequena vila de pescadores descoberta por surfistas nos anos 70, que ficaram encantados pelas ondas e pela exuberante natureza do local. Como possui pouca infraestrutura , a pesca e o aluguel das casas são as únicas atividades econômicas da região. Gente bonita é o que não falta por ali. A paquera rola solta de dia e de noite, e os poucos barzinhos que existem costumam ficar abertos até o amanhecer.
É considerada como uma das 10 mais belas praias do Brasil e um dos melhores lugares do mundo para a prática do surf. Para chegar até ela é preciso antes atravessar um rio a nado ou de canoa, o Rio da Madre, que desfila suas águas em frente a vila para desembocar no mar depois de formar uma pequena praia entre as rochas.
A praia localiza-se numa faixa de terra entre o rio e o mar, com dunas de areias brancas que completam o cenário magnífico do local.
Praia da Barra, ou Prainha, localizada no canto norte, pode ser alcançada por uma trilha que corta um morro de grama à margem do rio da Madre.
Os mais aventureiros podem subir até a Pedra do Urubu, uma rocha que separa a Praia da Guarda da Praia da Pinheira. O acesso é feito por uma trilha de 20 minutos de subida íngreme, que permite uma visão fantástica de toda a praia. Do alto da pedra pode-se visualizar ainda as praias da Pinheira, Sonho, Gamboa, Garopaba e Prainha.
ENSEADA DO BRITO - Fundada a mais de 250 anos pelo navegador português Domingos de Brito Peixoto, a localidade é o único Distrito do município onde predomina a cultura açoriana, que pode ser observada através de seus casarios centenários. A praia é repleta de barcos de pescadores e sítios de cultivo de ostras e mariscos. Além de desfrutar de sua beleza, tranquilidade e cultura local, também é possível percorrer as trilhas que recortam os morros da região com várias cachoeiras e riachos, numa natureza em grande parte intacta.